Só eu pude passar a noite lá com ele, foi uma luta acordá-lo pq além da anestesia ele tomou um antialérgico, pois acharam que ele tinha tido uma reaçãozinha alérgica que podia ter sido do analgésico, quando o recebi ele já não estava mais com a tal reação, mesmo meio sonolento já começou a observar tudo e esboçou um sorriso para a pediatra de plantão e vi que realmente ele estava bem!!! Depois que ele tomou leite (na colher) nos liberaram pro berçário, havia muito tempo que estava em jejum e se não aceitasse o leite teria que tomar soro, não foi preciso...passamos a noite no berçário e entre algumas choradas e algumas "mamadas" (na colher) o dia amanheceu, tiraram o curativo, estava bem edemaciado mas dentro do normal, tomou o banho...dava algumas choradinhas e várias dormidinhas, estava se alimentando bem e não teve febre...
Recebemos visitas da nutricionista, da enfermeira que mostrou como deveríamos limpar a cicatriz, da assistente social e da fisioterapeuta, que nos deu gelo pra fazer compressa no local e diminuir o edema e também nos ensinou a massagem que devemos iniciar após 21 dias na cicatriz para melhorar a mobilidade do lábio, evitar cicatriz endurecida e com aderência, essa massagem é importantíssima para que a cicatriz fique perfeita e o lábio tenha movimento normal, como sou fisioterapeuta essa parte para mim não foi novidade, a massagem é bem simples porém deve incomodar bastante o bebê. Passamos pelo pediatra que o achou ótimo e lhe deu alta, logo depois recebemos a alta tbm do cirurgião e pronnnnnto....que FELICIDADE foi sair de lá menos de 24 hs depois da cirurgia e principalmente, o Lukete mesmo manhoso estava ótimo!
Após 3 dias de cirurgia ele já estava muito bem, agora com 8 dias ele está praticamente 100%!!! A dificuldade só foi na hora da retirada dos pontos...pense numa agonia, o bichinho chorou muuuuito até cansar! Mas assim que terminou lá estava ele...com o seu sorriso de sempre...mais LINDO ainda! =D
CUIDADOS:
* Imobilização dos braços: Desde o momento que o bebê sai da cirurgia, seus braços já ficam com dois imobilizadores para evitar que coloque a mão na boca ou leve algum objeto a boca e se machuque, deve ficar com esse imobilizador durante 15 dias, tirando-o no banho e de vez enquando para movimentar os bracinhos. Eles usam no Centrinho tipo um "caninho" que vem no esparadrapo, próximo ao hospital vendem umas talinhas mais bonitinhas, comprei de dois tipos mas ele conseguia levar a mão a boca e se mostrava bem mais incomodado, então resolvemos só usar o "caninho".
*Alimentação: No 1º mês a alimentação do bebê deve ser feita utilizando uma colher ou copinho, tomando cuidado para não ferir o local da cirurgia.
No primeiro dia usei a colher, não tive muito sucesso, ele se irritava muito, se empurrava e eu tinha que ter todo o cuidado para não machucar a cicatriz...além disso ele não engolia todo o leite deixando derramar grande parte...pra mim foi muiiito ruim! =/
No segundo dia resolvi tentar o copinho, ele aceitou bem melhor e tomava tudo.
Porém no terceiro dia começou a fazer a mesma coisa que fazia quando eu dava a colher, já não queria nem se alimentar, quando o colocava na posição ele já começava a berrar! Lembrei que a enfermeira tinha me dito que alguns médicos liberavam a Chukinha já que seu bico não pega na cicatriz como os outros bicos de mamadeira...então voltei a dar a Chukinha, não sei se deveria ter insistido mais um pouco com o copinho, mas realmente ele mamava bem melhor com ela e já estava preocupada pois ele não estava se alimentando direito...claro que observei que realmente o bico não iria afetar em nada a cicatrização.
Deveria ter feito uso do copinho bem no início...assim quando ele fosse operar já estava acostumado...o copinho é uma excelente forma de alimentar um bebê...masssss nem havia pensado nisso. Quando passar mais um pouco essa fase, vou tentar de novo o copinho.
*Evitar o sol durante 30 dias após a cirurgia.
*Retirar os pontos 7 dias após a cirurgia.
* Limpar o local da cirurgia principalmente após alimentá-lo, com cotonetes molhados em soro fisiológico ou água filtrada.