domingo, 10 de junho de 2012

Pós-operatório de Queiloplastia (Correção Labial).

O tempo da cirurgia foi de 50 minutos, assim que terminou minha cunhada Lizy que é Pediatra e acompanhou a cirurgia me mandou uma msg dizendo que tinha sido um sucesso e que o Lucas estava bem, essa msg já nos deixou bem mais calmos. Um tempo depois nos chamaram na sala de pós-operatório eu e meu marido entramos e vimos o nosso bebêzinho que estava dormindo e estava mais linnnndo ainda...como foi bom pegá-lo de novo nos braços e ver que tudo deu certo! Ele ainda estava com curativo no local mas de cara já percebi que ele tinha mudado....antes o achava parecido comigo e agora estava a cara do pai! =p
Só eu pude passar a noite lá com ele, foi uma luta acordá-lo pq além da anestesia ele tomou um antialérgico, pois acharam que ele tinha tido uma reaçãozinha alérgica que podia ter sido do analgésico, quando o recebi ele já não estava mais com a tal reação, mesmo meio sonolento já começou a observar tudo e esboçou um sorriso para a pediatra de plantão e vi que realmente ele estava bem!!! Depois que ele tomou leite (na colher) nos liberaram pro berçário, havia muito tempo que estava em jejum e se não aceitasse o leite teria que tomar soro, não foi preciso...passamos a noite no berçário e entre algumas choradas e algumas "mamadas" (na colher) o dia amanheceu, tiraram o curativo, estava bem edemaciado mas dentro do normal, tomou o banho...dava algumas choradinhas e várias dormidinhas, estava se alimentando bem e não teve febre...
Recebemos visitas da nutricionista, da enfermeira que mostrou como deveríamos limpar a cicatriz, da assistente social e da fisioterapeuta, que nos deu gelo pra fazer compressa no local e diminuir o edema e também nos ensinou a massagem que devemos iniciar após 21 dias na cicatriz para  melhorar a mobilidade do lábio, evitar cicatriz endurecida e com aderência, essa massagem é importantíssima para que a cicatriz fique perfeita e o lábio tenha movimento normal,  como sou fisioterapeuta essa parte para mim não foi novidade, a massagem é bem simples porém deve incomodar bastante o bebê. Passamos pelo pediatra que o achou ótimo e lhe deu alta, logo depois recebemos a alta tbm do cirurgião e pronnnnnto....que FELICIDADE foi sair de lá menos de 24 hs depois da cirurgia e principalmente, o Lukete mesmo manhoso estava ótimo!

Após 3 dias de cirurgia ele já estava muito bem, agora com 8 dias ele está praticamente 100%!!!  A dificuldade só foi na hora da retirada dos pontos...pense numa agonia, o bichinho chorou muuuuito até cansar! Mas assim que terminou lá estava ele...com o seu sorriso de sempre...mais LINDO ainda! =D

 CUIDADOS:

* Imobilização dos braços: Desde o momento que o bebê sai da cirurgia, seus braços já ficam com dois imobilizadores para evitar que coloque a mão na boca ou leve algum objeto a boca e se machuque, deve ficar com esse imobilizador durante 15 dias, tirando-o no banho e de vez enquando para movimentar os bracinhos. Eles usam no Centrinho tipo um "caninho" que vem no esparadrapo, próximo ao hospital vendem umas talinhas mais bonitinhas, comprei de dois tipos mas ele conseguia levar a mão a boca e se mostrava bem mais incomodado, então resolvemos só usar o "caninho".

*Alimentação: No 1º mês a alimentação do bebê deve ser feita utilizando uma colher ou copinho, tomando cuidado para não ferir o local da cirurgia.
No primeiro dia usei a colher, não tive muito sucesso, ele se irritava muito, se empurrava e eu tinha que ter todo o cuidado para não machucar a cicatriz...além disso ele não engolia todo o leite deixando derramar grande parte...pra mim foi muiiito ruim! =/
No segundo dia resolvi tentar o copinho, ele aceitou bem melhor e tomava tudo.
Porém no terceiro dia começou a fazer a mesma coisa que fazia quando eu dava a colher, já não queria nem se alimentar, quando o colocava na posição ele já começava a berrar! Lembrei que a enfermeira tinha me dito que alguns médicos liberavam a Chukinha já que seu bico não pega na cicatriz como os outros bicos de mamadeira...então voltei a dar a Chukinha, não sei se deveria ter insistido mais um pouco com o copinho, mas realmente ele mamava bem melhor com ela e já estava preocupada pois ele não estava se alimentando direito...claro que observei que realmente o bico não iria afetar em nada a cicatrização.
Deveria ter feito uso do copinho bem no início...assim quando ele fosse operar já estava acostumado...o copinho é uma excelente forma de alimentar um bebê...masssss nem havia pensado nisso. Quando passar mais um pouco essa fase, vou tentar de novo o copinho.

*Evitar o sol durante 30 dias após a cirurgia.

*Retirar os pontos 7 dias após a cirurgia.

* Limpar o local da cirurgia principalmente após alimentá-lo, com cotonetes molhados em soro fisiológico ou água filtrada.





*A foto do Depois foi tirada 8 dias após a cirurgia.

24 comentários:

  1. Fico feliz que tenha dado tudo certo!!
    E essa cirurgia vai fazer muita diferença na vida dele!! Espero que ele se recupere logo, mas a parte mais difícil já passou!! Loguinho ele estará totalmente recuperado!!
    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  2. Oxeeeeee titiaaa, e tá mais bochechudo, é?? Tô vendo que comer bem ele tá comendo.

    Graças a Deus deu tudo certo e ele está tirando de letra, dando lição em gente grande, hein?

    Lindão, amo vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá se alimentando muito bem...Bjão Tia Popó!!! =***

      Excluir
  3. Lindo seu baby!!!!! a cirurgia ficou ótima... quer me desculpar pela demora em responder seu comentário no meu blog fissuralabiopalatina.blogspot.com mas ainda em tempo: é comum o resultado do teste da orelhinha ser falso negativo (nao conheço nenhum caso de positivo, pra vc ter ideia)... Solicite um exame chamado Bera, ele sim te dará um noção mais precisa da audição dele, e mesmo assim, se por acaso ele estiver com algum líquido na orelha média, pode dar alguma alteração. Sugiro que vc procure um excelente otorrino, que saiba fazer a correta interpretação dos exames em conjunto.. conheço um caso igualzinho ao da minha filha, e o desavisado do médico disse para a mae que a criança já estava com perda auditiva, e nao eraa isso, era por causa da condução do som que estava difícil, claro.... enfim, vou ficar torcendo por vcs....
    Gde abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia...na verdade o otorrino que havia visitado na minha cidade tinha me dito que iria dar falso negativo, quando repeti o teste com 3 meses fiquei preocupada mesmo ele ja tendo me alertado (nóia)...vi no seu blog que com sua princesa tbm tinha dado e isso de certa forma me deixou mais tranquila. Qndo fomos em Bauru o otorrino de lá disse que anormal seria se desse positivo. :p Tenho notado que o palato dele tá bem mais fechado, com a correção labial e o passar do tempo...ele está escutando bemmmm melhor...:D Bjooo em vcs!!!!

      Excluir
  4. Olá! Encontrei o seu blog visitando o blog da Patrícia Sakavicius e foi muito bom! Também sou mãe de um Lucas, lindo, sapeca, sorridente... que nasceu com fenda lábio-palatina. Hoje ele já está com 01 ano e 10 meses. Já fez uma cirurgia onde foi corrigido o lábio, úvula e palato mole. A troca de experiências foi e é fundamental para encontrar o melhor tratamento para meu Lucas. Você tem face, orkut???? Seu bebê é um anjinho e gostaria que você conhecesse o seu xará. Um grande beijo, Tina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaa legal!!! :) Meu face é: Adriana Fogaça Urtiga. Grande beijo em vc e no seu Lucas!

      Excluir
  5. Oi Dri!
    Descobri seu blog através do blog da Patrícia (Fissura Lábio Palatina), e resolvi fazer uma visita.
    Meu filho Rafael nasceu com fissura de palato posterior incompleta. Hoje ele tem um ano e sete meses, e operou no Centrinho com 1 ano de idade.
    Gosto muito de conhecer outras mães de bebês fissurados pois quando ele nasceu, eu não tive muito contato com pessoas que passavam pela mesma coisa que eu. Me senti muito sozinha e perdida, principalmente pq recebi orientações extremamente equivocadas no hospital onde ele nasceu. Hoje sou mais consciente e informada.
    No momento estamos trabalhando muito sobre essa questão da audição, pois ele está falando um pouquinho, e uma coisa está ligada à outra.
    Foi um prazer conhecer vc e o Lucas, ele é muito lindo!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rebeca o prazer é todo nosso! Essa questão da audição realmente nos deixa de cabelo em pé...mas se Deus quiser seu Rafael logo vai estar tagarelando muiiito! Grande Beijo pra vcs. =****

      Excluir
  6. meu filho tambem teve fissura de labio e sulco no palato ele fez a queiloplastia tem quatro meses que ele fez a cirurgia so que agora não estou mais conseguindo fazer as massagens porque ele esta grande esta muito dificil... vc como fisio tem alguma tecnica especial para segurar eles durante as massagens.

    ResponderExcluir
  7. Oiii...realmente, eles vão crescendo e vai ficando mais complicado, mesmo sendo fisioterapeuta, não tem jeito e nenhuma técnica para que eles deixem fazer a massagem! Até pq qnto mais irritados menos eles nos deixam fazer qquer coisa, o que faço é o seguinte: sempre começo pelo que menos o irrita, vou fazendo como se tivesse brincando em vez de contar minutos, conto repetições...faço geralmente 100 vezes cada movimento, geralmente consigo fazer 6 movimentos diferentes sendo que cada um 100 repetições... a partir do 3º tipo de movimento é normal que ele já chore ou empurre minha mão, continuo mais alguns movimentos e antes que ele fique totalmente irritado paro. Faço isso várias vezes ao dia assim ele sempre deixa eu fazer alguns, se formos forçando muito eles acabam se irritando só de começar a tocar no lábio, então prefiro ir devagar e sempre! :) As massagens são de extrema importância, mas uma grande porcentagem depende do tempo e do organismo de cada um... o importante é fazermos o nosso melhor ! :) Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi dri axei seu blog e fiquei super aliviada quando vi a foto da evolução da cirurgia. Meu bebê chama-se Davi e tbm nasceu com fenda labio palatino a cirurgia dele sera dia 24 estou super anciosa!!! qual foi o medico que fez a cirurgia no seu bebê?????? Ficou muito bom Deus abençõe sempre sua familia!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi dri achei seu blog por acaso e fiquei muito feliz qdo vi a evolução da cirurgia. Meu filho tbm nasceu com labio leporino e fenda a cirurgia esta marcada para o dia 24 estou muito anciosa. Qual foi o cirurgião plastico do seu filho????? O meu bebe chama-se Davi e esta com 5 meses.
    Susana Junqueirópolis sp

    ResponderExcluir
  10. Oi Susana, realmente nao tenho do que reclamar, a evolução foi ótima e bem tranquila! ;)Imagino como vc deve estar pois lembro exatamente que fiquei muiiito tbm! Ele operou no centrinho_Bauru com o Dr. Sérgio que disse na época que a cirurgia do Lucas seria a última dele pois iria se aposentar, não sei se ainda atende! Mas lá os profissionais são maravilhosos...tenho certeza que seu filho estará em ótimas mãos! Vou ficar torcendo por vcs, qquer dúvida que eu poder te ajudar fique a vontade! Grande beijo!!! ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Dri, encontrei seu blog procurando cuidados no pós de quiloplastia, minha filha tem lábio leporino e sua cirurgia será no próximo dia 15. Estou preocupada pq ela não come de colher nem no copinho... bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Tati, ela tem qntos meses? Ela vai operar onde? O Lucas fez a queiloplastia com 3 meses e tbm não era acostumado com copinho nem colherzinha...dava de vez enqndo só pra ele experimentar mesmo. Não se preocupe que lá eles ensinam a dar no copinho, em Bauru usávamos um copinho de plástico de café... Ele não gostava muito mas se alimentava, até deu uma engordadinha e eu achava e eu achava que ele emagreceria. Não se preocupe que dará tudo certo... Tenho certeza, além disso é por pouco tempo e logo eles voltam pra mamadeira! Quer coisa estou por aqui! Bj em vc!!!😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, minha Rebeca já fez a cirurgia e foi tudo muito tranquilo. E qto a alimentação ela já saiu do hospital comendo na mamadeira. Ela operou no centrinho de Salvador.

      Excluir
    2. Que ótimo!!!! Sucesso e felicidades pra vcs!!! Grande Beijo!

      Excluir
  13. oi Dri achei o blog procurando algo sobre pós operatorio emnqueiloplastia,pois minha filha está no quinto dia de cirurgia e estou desesperada pois nao ta aceitando a colher ou copinha....so em ver ela chora ...tenho muito medo pois come no maximo 40 ml 2x por dia e chora muito....tenho dela perder peso e tb comprometer a cirurgia.Ela fez tres meses
    manu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!. Ela tá reclamando da novidade ne, mas ela vai acostumar, vai com calma que logo ela vai estar tomando direitinho na colherzinha...se por acaso ela perder peso, nao se preocupe, ja ja ela recupera tuuuudo! Graças a Deus essa fase passa rápido e logo vcs voltam pra rotina de vcs! Estou na torcida! Grande beijo e boa recuperação!

      Excluir
  14. Olá Dri tudo bom, que bom que encontrei o seu blog, tbm tenho um bb com Lábio Leporino e fenda palatina, ele terá um atendimento no centrinho em bauru dia 11 e dia 12 possível 1ª cirurgia, estou ansiosa quanto a alimentação dele depois, pois não gosta de tomar leite na colherzinha, tbm ele se engasga mto, não tem paciência e se irrita com facilidade.Não sei o que fazer estou preocupada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!!! Essa questão é difícil pois todos estão acostumados no peito ou na mamadeira. Mas não tem outro jeito, o procedimento na recuperação pós operatória é esse para que evite infecção e complique a recuperação. Tem que ter paciência e calma, mas é o certo e o mais importante pra ele. Vai dar tudo certo, é só uma fase e passa rápido. Bjssss é boa sorte.

      Excluir
  15. Olá, Dri tbm tenho um bb com lábio leporino e palato, ele ira fazer o 1º atendimento no centrinho dia 11/08 e dia 12/08 possível cirurgia, estou ansiosa pois ele não gosta de tomar leite na colherzinha, tbm ele se engasga mto, não tem paciência e se irrita com facilidade, não sei o que fazer estou preocupadíssima..

    ResponderExcluir