quinta-feira, 22 de março de 2012

Amamentação.

 Uma das minhas maiores preocupações quanto ao Lucas era de que forma ele iria se alimentar e se não iria tomar o leite materno.
Algumas pessoas acham que o bebê com lábio leporino não mamam pq não tem sucção, isso não é verdade, a não ser que ele tenha alguma outra síndrome associada, se não tiver seu instinto será como o de qualquer outro bebê. 
O Lucas "pegou" o peito, acontece que bebês precisam criar um vácuo entre a boca e o mamilo da mãe para que consigam mamar bem.  E os nascidos com lábio leporino podem ter mais dificuldade para fazer a "pega" correta no seio da mãe e criar esse vácuo, o que torna a amamentação um tanto mais complicada e ele acaba não sugando o suficiente, além disso meu leite ainda era pouco...então teríamos que ter uma segunda opção, a mamadeira. Ainda no hospital experimentamos os bicos próprios para lábio leporino e fenda palatal, nenhum dos dois deu certo. Foi então que a Fono. resolveu experimentar a Chukinha (mamadeirinha da Lilo), pois o bico dela é bem molinho (em látex) o que facilitaria o serviço dele...e deu super certo! =D

A posição adequada para amamentação no peito é colocando o bebê "de cavalinho" em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio. 



 Mesmo com o Lucas se alimentando pela mamadeira, continuei tentando que ele mamasse no peito, já que todos nós sabemos o quanto é importante o leite materno, acontece que como o estímulo dele era pouco e mesmo eu fazendo a ordenha, o meu leite tbm, com o tempo ele começou a se irritar quando colocava-o no peito, claro...já estava acostumado com a mamadeirinha que era bem mais fácil. Então passei a usar uma conchinha pra não perder nenhuma gota e continuei "tirando" leite, o que consigo dou a ele na mamadeira. Graças a Fono. Wyna (amor de pessoa) que me "treinou" muito bem o Lucas nunca teve problema quanto a alimentação, toma de 3 em 3 hs leite artificial, Aptamil, que por sinal achei bem melhor que o Nan, e sempre complemento com o leite do peito...não tem problema nenhum com refluxo e ele já está pesando mais de 4 kg, um "quase gordinho". =)
É importante que o bebê mame na posição correta, que é sentado ou semi-sentado para não correr o risco de aspirar o leite e sufocar, eu o coloco na minha perna e apoio suas costas no braço da poltrona ou sento e o coloco entre as minhas pernas com ele apoiado nela, cada um arruma a posição que melhor se sente bem, mantendo-o na posição, firmando as costas e a cervical o resto é com ele e isso ele saberá fazer direitinho.
Não tenha medo, ninguém fará isso melhor que a mãe! =) 
É importante tbm dar um tempo após a mamada para que arrote (pelo menos 15 minutos), e depois sim deitá-lo, de preferência em um local que a cabeça fique um pouco mais elevada que o corpo como no travesseiro anti-refluxo. 
Fora isso... é só curtir a aproveitar seu bebê o máximo!!! Eu curtooo muito! =D
Relaxadão fazendo o que mais gosta!
Lukinhas com 1 mês, já terminando de mamar a segunda mamadeirinha.


6 comentários:

  1. Boas dicas, Dri ! Tenho certeza que será uma imensa ajuda para outras mamães. Vc está certíssima quando diz que ngm amamentará seu bebe melhor do que a mãe. É meio institivo. Fiquei feliz de ver que vc é superdedicada, que o Lukinha mama com satisfação (me emocionei ao ver a foto dele mamando com os olhinhos fechados, me lembrei da Lula nessa idade) e principalmente que ele está grande e forte e daquia pouco estará 100% para a cirurgia. Um beijo enorme na sua família. Sou sua fã !

    ResponderExcluir
  2. Essa cara dele na segunda foto de "já acabou?" é o máximo!!! <3

    ResponderExcluir
  3. Só encarando a mamãe! Que lindo amiga! Bjo GG

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dri, seu bebe é lindo!Fikei emocionada! pois gostaria de poder cuidar do meu Gabriezinho assim como ta cuidando do Lukinha com tanto amor!!È isso Dri, continua sendo essa maezona guerreira e feliz, tenho certeza q essa historia tão linda ajudará outras mamãe com a mesma situação a superar...

    ResponderExcluir
  5. Nossa seu blog está sendo uma benção sobre nossas vidas! muito obrigado.

    ResponderExcluir