sábado, 1 de junho de 2013

Antes e depois da palatoplastia e alimentação.

Antes e depois da palatoplastia, o depois foi tirado 1 dia após a cirurgia, essa parte branca são os pontos! 

 Após a palatoplastia a criança faz dieta líquida por 30 dias, a comida pode ser cremosa, mas não pastosa, não deve ter pedaços e deve ser servida na temperatura ambiente ou gelada, nunca quente! Tudo deve ser batido no mix ou liqüidificador e depois coado. Não pode utilizar mamadeira, somente copinho e colher! Essa parte é difícil pra criança, no caso do Lucas ele tá sentindo muito, pois já comia comida com pedaços e usava mamadeira ao acordar e antes de dormir... Uma verdadeira tortura, mas é necessário! Então que esses 30 dias passem voando!!!!!! 

9 comentários:

  1. Oi Dri!
    Realmente o momento da cirurgia é muito dolorido pra nós: entregar seu filho nas mãso de um estranho dói!
    Rafael fez a pós forame incompleta com exatos um ano e 5 dias. As lembranças são meio embaralhadas na minha cabeça, já se foram um ano e meio desde a cirurgia. Acho que ele não andava ainda, então era muito colo, o tempo todo.
    O pós operatório foi bem tranquilo, pois ele não tomava mais mamadeira desde os 8 meses. Que bom que deu tudo certo, agora é continuar o tratamento e ser feliz!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rebeca! To doida pra que o tempo passe rápido! Vc lavava a boca dele com algum medicamento ou só água mesmo? Demorou muito pra cicatrizar completamente o palato? Obrigada pelo apoio! Bjs em vcs!!!

      Excluir
    2. Dri, não usava nada além da água. Eu continuei escovando os dentinhos normalmente, depois fazia higienização de toda a mucosa com fraldinha molhada em água filtrada 3x ao dia. Com bastante cuidado para não machucar o local da cirurgia. No começo fiquei com medo, mas depois me acostumei.
      Os pontinhos caíram em torno do décimo dia. O palato estava totalmente cicatrizado ao fim do período de 30 dias do PO. Se não me engano foi isso! Como eu te disse, as lembranças ficam meio embaralhadas. É um sufoco nossos filhos passarem por cirurgia, mas depois é só uma lembrança distante!

      Beijo

      Excluir
  2. ola tenho 35 anos e tenho labio leporino e fenda palatina fiz uma cirurgia quando eu nasci para fechar a fenda agora aos 35 anos vou fazer outra cirurgia de palatoplastia gostaria de saber se corro algm tipo de risco será que vai ficar melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Eu acho que vc tem que se preocupar com o resultado e se precisa refazer a cirurgia, refaça. Conheci pessoas no Centrinho que já estavam na 15a cirurgia e já iam até só... Seu risco é mínimo e tenho certeza que valerá muito a pena. Mas converse com seu medico e diga do seu receio... Acredito que vc se sentirá mais segura! Grande Beijo!

      Excluir
  3. Olá,meu filho fez mais uma palatoplastia no dia 20/03/14 e ta muito dificil pq na hora de se alimentar ele chora...eu fiko mal com isso...mas não tem oq fazer...eu sou do Rio Grande Do Sul,gostaria de manter contato com vcs...Um Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses primeiros dias são difíceis mesmo!!!! Mas tenho certeza que já já vai passar essa fase... Boa recuperação para ele! Qquer coisa estou aqui! Bjssss

      Excluir
  4. Oi Dri.
    tudo bem?
    Minha filha fez a palatoplástia essa semana, fazem 6 dias ...
    Os primeiros dias foram horrorosos, era colo, choro o tempo todo e já algumas noites sem dormir...
    Ela está aceitando melhor as refeições agora, gosta de coisas mais docinhas mas não aceita de jeito nenhum a sopinha e o leite que costumava tomar e a minha sogra insiste em dar a sopá a força, porque diz que ela precisa desses nutrientes. Eu acredito que nesses primeiros dias possamos substituir por outros alimentos que ofereçam as mesmas vitaminas porque fico com muita dó e medo de abrir os pontos, ela chora tanto que chega até a ficar tremendo depois.
    Gostaria de saber se você ou alguma mãe que estiver lendo os relatos forçou alguma alimentação e se houve algum problema por causa disso e também sobre as incisões liberadoras, ficam amarelas mesmo?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carla! Então, o Lucas não chorou muito no pós operatório, na verdade ele chorou bastante logo após a cirurgia, depois de umas 10hs ele ficou bem, mas também não aceitava muito comida e eu não forçava, pois se forçasse ele vomitava o pouco que já tinha conseguido dar, então deixava ele. Realmente é algo que deve incomodar bastante então sugiro que vc dê o que sente que ela melhor aceita sem deixar de tentar dar a sopinha também. De pouquinho vai melhorando e logo ela estará se alimentando melhor, você vai ver. 😉😘

      Excluir